Planejamento Tributário para Clínicas e Consultórios Médicos

Planejamento Tributário Clínicas Médicas

O planejamento tributário nas clínicas médicas é uma importante ferramenta para que as empresas possam organizar suas obrigações fiscais sem correrem o risco de serem penalizadas.

Ademais, a gestão irá ajudar os médicos a cumprirem com o pagamento de seus tributos de uma maneira mais simplificada e dentro do prazo estipulado pelos órgãos públicos responsáveis pelo recolhimento.

O papel do planejamento tributário nas clínicas e consultórios médicos

Recolher as informações necessárias para a apuração dos impostos à pagar, é uma tarefa postergada pela maioria da população.

Por se tratar de um processo demorado e altamente burocrático, algumas empresas optam pelo recrutamento de uma assessoria especializada para não correr riscos.

Ao contratar uma empresa de contabilidade para fazer o planejamento tributário, as clínicas e consultórios médicos podem contar com uma economia no orçamento, uma vez que não irão precisar se preocupar em estarem pagando a mais para o governo.

O planejamento tributário nas clínicas e consultórios médicos também é importante para entender em qual modalidade essa empresa deverá estar inserida.

Essa definição se dá através de uma análise da Legislação Tributária e da lucratividade do negócio.

Sendo assim, a clínica médica pode ser enquadrada nas seguintes definições:

– Simples Nacional Pessoa Jurídica;

– Lucro Presumido Uniprofissional Pessoa Jurídica;

– Lucro Presumido Pessoa Jurídica

– Lucro Real Pessoa Jurídica.

O médico também poderá atuar em um consultório como Profissional Liberal, neste caso ele trabalhará como pessoa física, podendo inclusive ter funcionários.

Um dos casos mais comuns, médicos trabalharem com convênios médicos vinculados aos seu CPF e também trabalharem com convênios médicos vinculados a sua Clínica médica ao mesmos tempo. Mas qual é o Melhor enquadramento para você, uma Clínica médica, um Consultório médico ou ambos? Somente o planejamento tributário poderá responder a esta pergunta.

É a partir desse entendimento que é possível organizar corretamente quais são os tributos incidentes na atividade médica, evitando assim pagamentos desnecessários.

Quais são os tributos que precisam entrar no planejamento tributário?

Acima de tudo, além de conseguir enquadrar perfeitamente a clínica e o consultório médico na modalidade indicada, o contador responsável pelo planejamento tributário deve ter amplo conhecimento dos tributos devido pela clínica e pelo consultório médico.

São eles:

– Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);

– Adicional de Imposto de Renda Jurídica;

– Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);

– Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);

– INSS Patronal;

– Programa de Integração Social (PIS);

– Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN);

– Carnê Leão;

– Imposto de Renda de Pessoa Física.

Conhecer profundamente os impostos que incidem na atividade médica e as suas nuances, é fundamental para que o profissional que esteja prestando a assessoria contábil consiga realizar um excelente planejamento tributário.

Geralmente, a modalidade tributária mais comum para uma clínica médica é a adesão do Simples Nacional. Nesse caso, os impostos serão pagos através de uma única guia, podendo ser calculada de acordo com as faixas de faturamento da empresa em questão.

Assim sendo, o profissional da saúde não precisará se preocupar em perder tempo recolhendo esses impostos e pagando em separado, o planejamento tributário já realiza a organização.

Outra modalidade bastante comum para o planejamento tributário de clínicas médicas é o Lucro Presumido. Para essa categoria, as alíquotas do imposto são feitas a partir da base de cálculo do IRPJ e CSLL, utilizando um percentual fixo que pode variar conforme a atividade.

A importância da assessoria contábil para as clínicas médicas

Contar com a assessoria contábil especializada para a atividade médica é importante para obter segurança quanto as questões tributárias, uma vez que a mesma será realizada por profissionais especializados.Com uma contabilidade especializada em clinicas e consultórios médicos, você ganhará mais tempo para focar no desenvolvimento das atividades e conseguir investir em melhorias no atendimento, podendo também contar com os conselhos do profissional contábil para essa finalidade.

Por isso, ainda que o médico consiga compreender suas obrigações tributárias, é ideal que se faça a contratação de uma assessoria especializada, evitando também possíveis erros e perda de prazo das declarações.

Você sabe o que é uma Sociedade Uniprofissional e como ela pode reduzir seu imposto de sua clínica médica em até 30%?

Para fazer o planejamento tributário, conte com a ajuda de quem tem expertise!

Deu para perceber que o Planejamento Tributário é fundamental para o aumento da lucratividade de sua empresa, não é verdade?

Assim, se precisar não hesite em solicitar o nosso apoio, uma assessoria contábil de confiança; com uma longa estrada de serviços oferecidos, com muita competência e qualidade.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×