Quer saber como abrir uma empresa de serviços médicos? No texto de hoje, vamos te ensinar.
Tipos de empresas para médicos
De modo geral os tipos de empresas voltados para médicos são as seguintes:
- Sociedade Simples Pura, para médicos com responsabilidade ilimitada;
- Sociedade Simples LTDA, uma sociedade entre médicos com responsabilidades limitadas pelo capital;
- Sociedade Empresarial LTDA, entre médicos e profissionais ligados a outras atividades;
Regimes Tributários para Médicos
Com o médico ou os médicos se tornando pessoa jurídica, é preciso se enquadrar em um regime tributário do Brasil, que se divide em três tipos: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.
Além disso, é preciso escolher o regime de acordo com o tipo de empresa. Assim, os impostos cobrados estarão alinhados.
Escolhendo o Enquadramento Empresarial
O tamanho da empresa, número de sócios e faturamento precisam estar alinhados com o tipo da empresa. Então, na hora de abrir uma empresa de médicos é preciso escolher o enquadramento empresarial correto.
Contar com a ajuda de uma contabilidade vai ajudar a garantir as melhores escolhas para a empresa. Além disso, ter uma contabilidade de confiança é fundamental para o andamento do negócio.
Processo de Abertura de Empresa para Médicos
A seguir os passos para abrir a empresa de médicos:
Registro da empresa
Primeiramente é preciso elaborar o contrato social e registrar na Junta Comercial do estado. Além disso, é preciso registrar a empresa no órgão competente da classe, o Conselho Regional de Medicina, na maioria dos estados.
Registrar no Cartório de Pessoa Jurídica
Mesmo se estiver abrindo uma empresa, e for prestar serviços como autônomo, é preciso fazer o registro no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, além de ter CNPJ Médico.
Registro da empresa na Receita Federal
Para obter CNPJ e a Inscrição Estadual é preciso do Documento Básico de Entrada (DBE), que está disponível no site da Receita Federal. A inscrição estadual será liberada juntamente com o CNPJ, de acordo com a atividade a ser executada.
Registro na Prefeitura
Depois de liberar o contrato social, CNPJ e a inscrição, é preciso registrar a empresa na Prefeitura para obter o Alvará de Funcionamento e o Alvará Sanitário, indispensável para os serviços médicos e de saúde.
Certificado Digital
Além disso, por último é preciso ter um certificado digital para poder emitir notas fiscais e entregar as obrigações fiscais.
Importante: DMED
A DMED ou Declaração de Serviços Médicos, é uma declaração que todas as empresas de setores ligados à medicina precisam apresentar. A Receita Federal instituiu que todos os prestadores de serviços ligados à saúde precisam apresentar.
Nessa declaração devem conter informações sobre os pagamentos recebidos pelas empresas de saúde e operadores de assistência privada à saúde. Além dos ganhos e os serviços prestados por esses profissionais e empresas.
O processo de abrir uma empresa para médicos é bastante parecido com a abertura de qualquer empresa. Entretanto, existem suas peculiaridades e registros próprios da profissão, que exige a atuação de uma contabilidade profissional, para evitar erros.
Descubra o poder da contabilidade digital com a Miragers Serviços Contábeis! Estamos aqui para transformar o futuro financeiro da sua empresa. Com atendimento personalizado e serviços de alta qualidade, garantimos o sucesso do seu negócio.
🔍 Procurando por Abertura de Empresa ágil e eficiente?
🚀 Quer levar sua contabilidade para a era digital?
🔄 Planeja a transição de MEI para ME?
Nós temos a solução! Entre em contato agora mesmo e desbloqueie o potencial de crescimento da sua empresa. Sua jornada para o sucesso começa aqui!
Conecte-se conosco nas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades:
📘 Facebook: @miragersoficial
📸 Instagram: @miragersoficial
Transforme sua contabilidade, transforme seu negócio com a Miragers! 💼✨