fbpx
Passo a passo para montar um supermercado

Passo a passo para montar um supermercado

Quando procuram como montar um supermercado, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como fazer isso, certo? E apesar de tudo, saiba que este processo de como abrir uma empresa como esta é mais simples do que imagina. Se você chegou nesta página, com certeza está procurando como fazer isso. E saiba que está no lugar certo!

Além de se planejar para que nenhum centavo seja perdido, você precisa se atentar a diversos fatores, como local de funcionamento, organização dos setores e claro, assuntos legais para não precisar fechar as portas de um dia para o outro. Mas sem realizar uma pesquisa na internet, responda: Como montar um mercadinho pequeno? Quanto custa montar um supermercado pequeno?

Como montar um supermercado: primeiramente, planeje-se!

Esta pode ser uma dica realmente genérica, mas ainda é alto o número de empreendedores que estão optando por abrir uma empresa sem o mínimo de planejamento e “esperando que a sorte” chegue. Mas saiba que para trabalhar sem incertezas, você precisa se planejar, principalmente na hora de executar o processo de como montar um mercadinho (ou um negócio de maior porte). O planejamento é na verdade, o primeiro passo que irá fazer com que demais ações do processo de como montar um supermercado evoluam.

Além de escolher um ótimo local para trabalhar e que claro, possua uma alta circulação de pessoas, você precisa antes mesmo de fazer isso, colocar todas as ações no papel para que consiga executar. Ao fazer isso, é possível entender quanto custa para montar um supermercado pequeno, o que precisa ser comprado e demais ações para que seu projeto saia do papel.

Para saber como montar um mercadinho, comece sendo a solução de um problema na região

Quando pensam em executar o processo de como montar um supermercado, é ideal que você estude seus concorrentes e claro, procure “furos” nos serviços dos mesmos. Isso porque para que consiga ser a opção do público que mora e/ou frequenta o local onde seu negócio será aberto. Esta é outra dica que parece ser simples e que na verdade, faz toda diferença para quem está buscando como montar um mini mercado.

E quais problemas de seus concorrentes podem se tornar pontos positivos de seu supermercado?

Isso pode variar bastante de caso para caso, mas filas quilométricas são uma das maiores reclamações de consumidores que frequentam supermercados e não precisa ser nenhum especialista para entender isso.

O atendimento de qualidade e feito de forma humanizada pode ser um ponto positivo em seu negócio, já que nem sempre as grandes empresas conseguem fazer isso de forma efetiva. De todas as formas, é importante ser a solução de um problema na hora de executar o processo de como montar um supermercado. Com isso, você pode passar para a próxima etapa.

Realizar uma pesquisa para saber se sua ideia é válida é essencial

Ninguém pensa em ter prejuízos na hora de abrir uma empresa, independente do ramo de atuação, certo? E quando você for executar o processo de como montar um mini mercado, é essencial se atentar para que nada de errado aconteça. Para isso, recomendamos que faça uma pesquisa no mercado.

Você pode optar por realizar uma pesquisa por meios virtuais, onde as pessoas podem lhe dar as respostas que precisa. Lembra que citamos sobre os problemas de seus concorrentes? É importante saber se de fato, eles existem. E não há ninguém melhor do que seu possível público para falar sobre os possíveis problemas, certo? Com isso em mente, entenda que a pesquisa de mercado se faz mais do que necessária.

É essencial ser direto na hora de elaborar as perguntas. O questionário por completo não deve ser longo para que as pessoas não acabem ficando desinteressadas. De uma forma geral, nesta etapa você deve apresentar sua ideia e conferir se o público considera esta válida. Com estas respostas fica mais fácil executar o processo de como abrir um supermercado e você evita erros antes mesmo do projeto sair do papel.

Resolva os assuntos para que seu negócio esteja com tudo pronto para funcionar

Muito se fala sobre quando as ações devem de fato começar, e depois que estiver com um planejamento definido, você já pode realizar entrevistas com pessoas para trabalhar em seu mercado. Aproveite para resolver demais demandas, como abastecimento de estoque e até mesmo definir toda a logística.

Antes disso, defina o valor do investimento especial. É importante ter em mente que durante um tempo, seu supermercado não terá lucro. Isso porque precisa “pagar” o valor que foi investido. Mas saiba que você precisa colocar na ponta do lápis os valores referentes a isso para na hora de executar o processo de como montar um supermercado:

  1. Valor do aluguel ou compra do espaço;
  2. Destinar uma parte do investimento inicial para compra de produtos;
  3. Capital de giro;
  4. E demais gastos que podem acontecer sem sua previsão.

Com isso definido, fica mais fácil entender o quanto de fato você precisa ter em sua conta bancária na hora de executar o processo de como montar um supermercado. Caso ache necessário, entre em contato com profissionais da área de contabilidade para conseguir se organizar e ficar longe de problemas na hora de abrir seu empreendimento.

Quanto se gasta no processo de como montar um mini mercado com pouco dinheiro?

Importante: se estiver pensando em como montar um mini mercado com pouco dinheiro, saiba que o investimento inicial começa na casa dos R$ 15.000,00. Mas claro que cada tipo de negócio possui suas especificidades.

O valor para tirar uma ideia como essa do papel pode variar muito, de cidade para cidade, de estado para estado e claro, de país para país. O que irá lhe ajudar a ter um norte sobre esta pergunta é realizar um ótimo planejamento, uma vez que todas as ideias serão colocadas no papel. Portanto saiba que de todas as formas e independentemente do porte do negócio que você está pensando em abrir, o planejamento não deve ser deixado de lado.

Cuide de assuntos legais na hora de abrir um supermercado

Com tudo definido, é hora de formalizar seu negócio e conseguir as devidas autorizações para que o supermercado seja enfim aberto. Você pode ter chegado nesta página pensando que basta ter um CNPJ para que seu empreendimento passe a funcionar, certo? Mas não é isso que acontece e são necessárias várias ações para que não tenha problemas na jornada de como montar um supermercado.

E além do documento que unifica todas as informações de sua empresa, também é importante definir o regime tributário onde seu negócio será enquadrado, assim como o porte da empresa.

Quem opta por abrir MEI é sempre enquadrado no Simples Nacional, este podendo ter apenas um funcionário. Entretanto, os impostos são menores em relação a outros regimes tributários. Uma consultoria tributária pode fazer com que todas as suas dúvidas, entre em contato com estes profissionais para não ter problemas!

Além disso, para não ter problemas no processo de como montar um supermercado, você pode entrar em contato com um escritório de contabilidade que entende do assunto. Além de lhe dar as devidas orientações para não pagar mais impostos que deveria, você ainda recebe apoio para conseguir um alvará de funcionamento e demais licenças necessárias.

Lembre-se de não deixar de emitir nenhum documento, isso não só pode trazer problemas para seu CNPJ como pode fazer que seu empreendimento seja fechado de um dia para o outro devido à uma irregularidade.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×