fbpx
Afiliado pode ser MEI

Afiliado pode ser MEI?

Há alguns anos tem sido possível observar como a internet se tornou um solo fértil para diversas fontes de renda, principalmente agora com o aumento do desemprego e o isolamento social.

Por exemplo, podemos citar o número crescente de pessoas que estão trabalhando com marketing de afiliados por ter se mostrado uma opção bastante lucrativa e prática, por ser online.

Apesar da sua crescente popularidade, no ano de 2019, a Receita Federal anunciou algumas mudanças nas regras para Microempreendedores Individuais (MEI) e, muita gente que recorria à abertura de um CNPJ para ampliar suas possibilidades como afiliado ficou perdido.

A medida costumava ser tomada como tentativa de ampliar os ganhos, visto que apenas com o CPF, os custos são muito altos.

Porém, a Receita Federal modificou quais atividades são permitidas para MEI, e o marketing de afiliados não consta na lista. E agora? Você sabe como fica sua situação? Confira a seguir o material que preparamos e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é marketing de afiliados? Afiliado pode ser MEI?

Podemos definir o marketing de afiliados como uma extensão do marketing digital, que tem como objetivo estender as formas e canais de comunicação que sejam capazes de atrair a atenção do possível cliente.

Atualmente, os consumidores estão mais exigentes e possuem as suas convicções particulares sobre o que lhes agrada na hora de comprar um produto, por isso a atuação do afiliado se torna essencial para o sucesso das vendas de qualquer produto.

De maneira bem simples, aquele que pratica o marketing de afiliados recebe uma comissão para promover o produto – ou produtos – de outras pessoas e empresas.

Dessa forma, nada mais é que divulgar a criação de um determinado item e receber uma comissão das vendas pelo marketing realizado.

Assim, não é à toa que essa área é um dos negócios que tem se tornado mais popular quando o assunto é ganhar dinheiro totalmente online. Essa movimentação ocorre principalmente pelo bom retorno diante de um rendimento relativamente baixo.

Como funciona o marketing de afiliados?

A atuação do afiliado consiste em promover um ou vários produtos e, com isso, tentar atrair consumidores para adquirir os itens em questão. 

O objetivo principal é realizar o maior número de vendas, claro, e a partir daí, receber comissão proporcional. Para que todo esse processo dê certo, é preciso saber que o marketing de afiliados funciona a partir dos passos a seguir:

  1. Lançamento do produto por uma empresa ou produtor;
  2. Divulgação do mesmo pelo afiliado em seus canais de comunicação;
  3. Os clientes acessam o produto através do link disponibilizado pelo afiliado e realizam a compra;
  4. Esse mesmo link é rastreado e o número de vendas é registrado;
  5. A empresa ou produtor recebe o dinheiro obtido pela venda,
  6. O afiliado recebe sua comissão proporcional ao número de vendas. 

Relação entre MEI e marketing digital

Como já descrevemos por aqui, o trabalho do afiliado é divulgar produtos em troca do recebimento de comissões pelas vendas realizadas. Toda essa transação ocorre no ambiente virtual, tornando todo o processo mais simples e sem tanta burocracia. 

De início, aqueles que têm interesse em serem afiliados, começam a realizar as vendas como pessoa física e esse é realmente o caminho mais indicado. 

Entretanto, com o passar do tempo e melhora progressiva dos ganhos, o CPF acaba limitando a atuação dos afiliados, além de encontrar dificuldades com alguns problemas administrativos e de contabilidade. 

Por isso, a solução encontrada para dar continuidade ao crescimento da carreira no marketing de afiliados, foi a abertura de um CNPJ se tornando um Microempreendedor Individual (MEI). 

Através de um MEI, era possível legalizar a atividade com uma carga tributária mínima, tornando todo o processo mais simples e mais rentável. 

Infelizmente, essa não é mais uma realidade para o afiliado aqui no Brasil. Em 2019 a Receita Federal atualizou a lista de atividades que podem ser compreendidas como MEI e o marketing de afiliados não é uma delas. 

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×