fbpx
Principais vantagens de ter um CNPJ

Principais vantagens de ter um CNPJ

Quando você ouve falar em CNPJ, a primeira palavra que vem à cabeça é burocracia? Essa associação é bem comum, já que a formalização de uma empresa envolve alguns trâmites com o governo.

Mas esse CPF empresarial não precisa ser sinônimo de problemas na sua vida. Na verdade, com um CNPJ seu negócio ganha uma estrutura mais, digamos, sólida. Sim, o CNPJ é importante para regulamentar parte das atividades perante as autoridades fiscais, como a Receita Federal.

Com ele, você pode adquirir empréstimos com juros mais baixos, realizar financiamentos para compras de material e equipamentos. Em contrapartida, ter um CNPJ implica em alguns custos. Quem é MEI, por exemplo, deve contribuir mensalmente com uma taxa (cerca de R$60 reais) para manter seu CNPJ ativo.

Em outras palavras, o CNPJ pode ser algo associado às burocracias, mas também tem seu lado positivo.

Por isso, hoje é dia de mudar um pouco da sua visão sobre o CNPJ e apresentar algumas dessas vantagens que seu negócio terá em mãos a partir do momento que for realizado o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O que é CNPJ?

Bom, para quem está chegando agora no mundo dos negócios, é importante saber que CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Da mesma forma que o CPF diz respeito a você como pessoa física, o CNPJ valida a existência da sua empresa perante ao Governo.

Por isso, conforme seu negócio vai crescendo, ter um CNPJ é essencial para destravar algumas opções importantes para o giro do empreendimento, tais como:

  1. Empréstimos empresariais com juros menores;
  2. Financiamentos para compra de máquinas e melhorias na infraestrutura;
  3. Compras em larga escala com fornecedores;
  4. Emitir nota fiscal;
  5. Registro de funcionários.

No registro do CNPJ ficam contidas as seguintes informações:

  1. Nome da empresa;
  2. Endereço de registro;
  3. Data de abertura;
  4. Descrição da atividade econômica realizada na empresa;
  5. Natureza jurídica (que é o modelo da empresa, ou seja, MEI, Empresa de Pequeno Porte etc);
  6. Situação cadastral na Receita
  7. Outros dados que são de interesse do Fisco.

Quem precisa de CNPJ?

O CNPJ é essencial para negócios de diferentes portes, desde o MEI até uma grande corporação. A lista inclui o varejo, prestadores de serviços, restaurantes, bares, lanchonetes e lojas online.

Nos últimos anos, ficou bem fácil emitir o CNPJ, ainda mais para pequenas empresas e microempreendedores individuais. Inclusive, as taxas para esses modelos de negócios são bem menores do que para empresas grandes.

Não tenho CNPJ no meu negócio, comecei mal?

Claro que não! Existem muitos empreendedores que dão o pontapé inicial em seus negócios sem ter CNPJ registrado. Isso não é algo errado, na verdade, não ter um CNPJ costuma ser um capítulo bem comum na biografia da maioria dos negócios de pequeno porte.

Então, se você está se sentindo preocupado por não ter um CNPJ, saiba que está tudo bem! Contudo, é bom que a emissão de CNPJ seja algo presente no seu radar. Afinal, quando a empresa está formalizada, ela se torna uma atividade totalmente legalizada, sem chances de nenhum problema com fiscalizações ou algo do tipo.

Fique atento à essa informação bem importante: negócios que não possuem CNPJ estão sujeitos a serem enquadrados como Pessoa Física. E para você ter uma ideia, as alíquotas de Imposto de Renda para PF podem chegar a até 27,5%! Esse valor é muito alto e pode quebrar o seu caixa, portanto, ao formalizar seu negócio, você também faz uma adequação dele à faixa de impostos ideal.

Diante desses fatos, ficou claro que não ter um CNPJ agora não é um pecado mortal, mas é bom que você faça o registro da sua empresa para que tudo fique em conformidade com as leis fiscais e as normas que regulamentam as atividades empresariais.

As vantagens que o CNPJ oferece

Agora que você já sabe mais sobre CNPJ, vamos falar sobre as vantagens que o cadastro de pessoa jurídica oferece para as empresas.

1. Formalização plena das atividades

2. Cadastro para negociações e licitações

3. Emissão de Notas Fiscais

4. Recolhimento adequado de impostos

5. Contribuição para a previdência

6. Formalização dos funcionários

7. Adoção de mais formas de pagamento

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara em Jacarepaguá e também no Centro, com contadores especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

×