Como administrar uma crise financeira na sua empresa

A cultura do Brasil no que se refere à educação financeira pessoal e corporativa ainda é pouco disseminada, o que reflete em inúmeras organizações com potenciais de quebra em seus primeiros anos de operação. Uma maneira de atenuar esses desafios é a gestão financeira de maneira consciente e contínua, em que há a disponibilidade e interesse por parte do empreendedor em acompanhar seu negócio nos mínimos detalhes. Isso porque é o detalhamento que revela as lacunas de gastos desnecessários e eventuais relações entre empresa e fornecedores que comprometam seu resultado.

Para tanto, é fundamental se apoiar em práticas que tornem a organização menos dependente de terceiros e mais atenta à rentabilidade de seus canais de vendas. A falta de reservas de caixa não diz respeito ao dinheiro em si, mas sim à visão sistêmica que, uma vez atuante, permitirá que o empreendedor se antecipe a esses problemas. Mais do que isso, de acordo com o professor Marcio Iavelberg, “a falta de dinheiro no bolso do empresário, em geral, é pela má gestão da empresa, pela falta de conhecimento do que fazer, para onde olhar, em que indicadores precisa se basear”, explica.

Como analisar suas despesas

• diferencie a atuação de empresas de produtos e de empresas de serviços;

• separe custos fixos e custos variáveis

Como gerenciar a crise financeira da empresa

• revise sua cadeia de suprimentos;

• identifique os melhores canais do seu plano comercial;

• revise seus contratos;

• revise seu planejamento orçamentário.

Que ações o empreendedor pode tomar?

  1. Identifique para quem você está devendo e quanto;
  2. Importante saber se são dívidas de curto ou longo prazo;
  3. Monte um plano de emergência e veja qual a condição de honrar os compromissos;
  4. Priorize pagamento das dívidas que tenham os maiores juros e multas ou que você corra o risco de perder o bem (casa, carro, etc)
  5. Troque dívidas caras e de curto prazo por outras com juros mais baixos e com parcelamento mais alongado.

Para dar a volta por cima e sair da crise, é preciso aplicar, definitivamente, algumas ações cruciais da gestão financeira. Quando apenas o fluxo de caixa é considerado para orientar decisões, torna-se muito mais difícil identificar o que está por trás do lucro ou prejuízo da operação. O olhar sobre a competência (período) por meio da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) evita erros, uma vez que apresenta um cenário realista, capaz de desmistificar a ideia de que se há dinheiro em caixa então é possível distribuí-lo aos sócios.

É fundamental elaborar um painel de controle, por meio de indicadores, a fim de acompanhar o desenvolvimento financeiro do negócio. O formato em si cabe ao empreendedor, desde que os dados sejam de fácil interpretação. Além do DRE, há outras práticas complementares que servem para blindar o planejamento financeiro da empresa:

  1. Fazer provisões e reservas;
  2. Estabelecer o fluxo de caixa diário para os próximos 90 dias;
  3. Conhecer os custos e a margem de seus produtos/serviços;
  4. Atentar-se aos prazos de recebimento, pagamento e estoques.

E então, gostou de nosso artigo sobre como administrar uma crise financeira na sua empresa? Se você percebeu que é o momento de usar os serviços de consultoria financeira, conheça os diferenciais da Miragers. Somos especialistas em oferecer o melhor serviço contábil e financeiro para sua empresa. Entre em contato agora mesmo!

 
pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.