Você sabe o que é razão social?

Razão social é um fator comum a todas as empresas. Se você vai montar o seu negócio, seja MEI ou ME, independentemente do segmento ou do tamanho da sua operação, ele precisa de uma. Mas você sabe o que é isso?

A razão social, também conhecida como denominação social ou firma empresarial, é o nome jurídico da sua empresa. É ele que você vai usar nos documentos legais, contratos, para abrir conta bancária do negócio… É ele, também, que irá aparecer na nota fiscal que vai para o cliente e na fatura do cartão de crédito dos consumidores.

Somada ao CNPJ e ao endereço, a razão social é um dos dados mais importantes da sua empresa. E ela é única, uma vez que não é permitido por lei que dois empreendimentos distintos tenham a mesma nomenclatura jurídica. Isso ajuda a evitar irregularidades.

Razão social x Nome fantasia

É importante lembrar que razão social é diferente do que chamamos de nome fantasia.

Enquanto a primeira aparece nos documentos oficiais, a segunda é a que está na home do site, ou na fachada da sua loja física. É o nome pelo qual os clientes conhecem o seu negócio.

E eles não precisam ser, necessariamente, iguais. Mas o ideal é que tenham relação um com outro, para criar conexão entre marca e empresa. E até mesmo evitar confusões, como um cliente não identificar uma compra no cartão de crédito porque a razão social que aparece na fatura é completamente diferente e desconexa do nome fantasia, a ponto dele não reconhecer a empresa.

Dicas para escolher o nome jurídico da sua empresa

Escolher a sua razão social demanda tanta atenção quanto a escolha do nome fantasia. Isso porque ela precisa ser baseada na atividade da empresa e deve respeitar algumas regras.

Para te ajudar, seguem algumas dicas que vão facilitar esse processo:

O nome deve ter uma identificação própria: pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla.

Nela deve constar no termo a área de atuação do negócio: como comércio, indústria ou internet, dependendo do setor de atuação.

Dê preferência para nomes não muito longos: é melhor quando o nome é de fácil compreensão.

Também deve aparecer a constituição legal do negócio. Atualmente, as opções são as seguintes:

  • Microempreendedor individual (MEI)
  • Microempresa (ME)
  • Empresa de pequeno porte (EPP)
  • Limitada (LTDA)
  • Sociedade anônima (S/A)

Lembrando que são as siglas que devem constar na razão social.

E como esse nome jurídico precisa ser único, é interessante que você pense em mais de uma opção, caso a sua escolhida já tenha sido registrada.

E trocar, pode?

Poder, pode! Mas é preciso lembrar que, com a troca, todos os documentos registrados com a razão social antiga ficam invalidados. Logo, tudo precisará ser refeito.

Por isso, pense bem! Essa troca pode demandar bastante tempo, esforço e recursos para substituir toda documentação.

E é devido a todo esse trabalho, que vale reforçar mais uma vez a importância de escolher bem sua razão social. Quanto mais ela for pensada, menor a chance de você precisar trocá-la.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.