Abrir o seu Comércio Nunca foi Tão Fácil

Você sabia que, recentemente, foi lançada uma novidade capaz de fazer toda diferença na conquista dos seus sonhos?

Se você adiou a realização da abertura do seu comércio durante todo esse tempo, prepare-se, pois tenho uma novidade para compartilhar contigo.

Você, empreendedor, agente transformador social, que deseja realizar a sua jornada no mundo dos negócios, sem dor de cabeça e sem esperar um tempo absurdo para fazer a sua empresa acontecer, de antemão, lhe aviso: é chegada a sua hora!

Se você busca começar o seu empreendimento de forma efetiva e, assim, agregar valor para os seus clientes, então está no lugar certo.

No entanto, antes de compartilhar a novidade com você amiúde, vou lhe contar alguns segredos para que, assim, otimizem a sua jornada e possa alcançar seus sonhos rapidamente:

A mentalidade do Comerciante de Sucesso

Você sabia que o autoconhecimento será preponderante para que possa conquistar a tão almejada consistência e longevidade para o seu empreendimento?

Como sempre, procuro frisar para o empreendedor que busca fugir da mediocridade: construa uma mentalidade de crescimento, urgente!

Carol Dweck, psicóloga e escritora do Best-seller “Mindset – A nova psicologia do sucesso,” traz no seu livro o termo mentalidade de crescimento como o conjunto de crenças que fará você ir em busca de desafios e, consequentemente, aperfeiçoamento constante. Adotar esse comportamento para compor a sua atitude empreendedora será um marco na criação do seu comércio e o primeiro grande passo rumo ao sucesso desejado.

Você deverá tornar-se um eterno aprendiz. Ciente de que aprenderá com os erros e os acertos que tiver ao longo da jornada. Assim, será diferenciado, o tipo raro de empreendedor que não esmorece quando é acometido por alguma adversidade e, ao invés de só valorizar o seu tempo e recursos investidos no empreendimento, descobrirá as falhas que precederam os erros, irá consertá-las e, dessa forma, dará um longo passo rumo ao sucesso.

Devo frisar que “os erros ensinam tanto ou mais que os acertos.” Guarde isso!

Há uma frase no mundo das startups que diz: falhe logo, aprenda rápido! É um conceito que mostra que agir brevemente é mais importante que buscar o momento perfeito e que as falhas, ao longo do processo, servem para mostrar o que deve ser consertado/otimizado. Assim, a evolução acontece de uma forma muito mais rápida do que na criação dos negócios que usam processos tradicionais.

Se você quer empreender mas não faz a mínima ideia do valor que irá agregar para o seu cliente/mundo, se a causa que o incentiva a montar um comércio é apenas o dinheiro, sem um propósito, ou se acha que empreendedorismo é apenas uma válvula de escape para o desemprego, sinto lhe dizer: essa jornada não é para você!

Se você está chocado com o que acabou de ler, repense as suas crenças!

Uma das principais ferramentas que levou os países desenvolvidos à transformação social foi o empreendedorismo.

Agora, você consegue perceber a sua importância no mundo, ao escolher empreender?

Reflita sobre isso!

Planeje-se ou Sofra as Consequências

Ao tomar uma decisão, seria interessante para você minimizar os seus riscos?

Se sua resposta foi “sim,” você percebe inconscientemente a importância do planejamento.

O conceito de planejamento é basicamente minimizar os riscos que envolvem um processo de tomada de decisão. Você analisa possibilidades e cenários previamente para que possa otimizar a utilização dos seus recursos.

Ao montar um comércio é imprescindível que elabore um Plano de Negócios.

Como o próprio nome já diz: o Plano de Negócios é um planejamento.

Um detalhe importante: o Plano de Negócios não é apenas um conjunto de ideias postas em um papel. Essa ferramenta será capaz de mostrar a viabilidade do seu comércio, antes mesmo de investir tempo e dinheiro na sua abertura.

Vou lhe apresentar os principais pontos da estrutura de um Plano de Negócios que deverá aplicar na elaboração do seu comércio:

  • Planejamento Estratégico: é onde serão definidos os rumos da empresa. Aqui você definirá visão, missão, metas, objetivo, etc. Etapa basilar para desenvolvimento e implantação das ações do seu comércio.
  • Produto: descrição do produto ofertado, ciclo de vida, como ocorrerá a produção/venda, fatores tecnológicos, desenvolvimento e pesquisa, clientes, se possui marca e patente, etc
  • Análise de Mercado: é quando deverá mostrar que conhece o seu comércio muito bem. Para essa etapa você precisará de muita pesquisa de mercado. Entender se a proposta do seu comércio está segmentada, estudar as características do seu consumidor, conhecer seus concorrentes no mercado que deseja atuar, riscos do negócio, etc.
  • Plano de Marketing: basicamente, visa informar como você irá comercializar seus produtos. Como conquistar seus clientes, aumentar a demanda e estabelecer estratégias para o pós-venda. Nessa etapa você deverá analisar os diferenciais dos seus produtos, projeção de vendas, política de preços, estratégias de publicidade, etc.
  • Plano Financeiro: essa etapa merece uma atenção especial, pois é nela que você poderá analisar a aplicabilidade de todas as outras. Tenha em mente que se suas estratégias não forem financeiramente aplicáveis, serão inviáveis. Nessa parte do planejamento, você deverá analisar o fluxo de caixa com projeção futura de 3 anos, balanço patrimonial, demonstrativo, necessidade de investimentos, lucratividade prevista, etc.

A sua empresa deverá ser estrategicamente analisada. Ao montar o seu comércio sem deixar de lado os pontos apresentados, você dará um passo certeiro em direção à realização dos seus sonhos, de forma consistente.

Atente-se ao próximo tópico para entender como é o processo de formalização da abertura da sua empresa.

Como formalizar o seu Comércio

Se já possui a mentalidade de crescimento e realizou o seu plano de negócios, é inevitável crer que o céu será o limite para você. No entanto, o que realmente garantirá isso será a formalização do seu negócio. Você conhece o passo a passo realizá-lo e como otimizar o mesmo para poupar seu tempo e dinheiro?

De antemão, endosso que formalizar o seu comércio gerará um impacto absurdo nos seus clientes, pois irá transmitir confiabilidade e segurança na construção do relacionamento entre o seu empreendimento e as expectativas deles.

Vamos ao passo a passo que possibilitará a formalização do seu empreendimento (ressalto que o último passo será um marco para a sua economia):

  • Contrato Social
  • Registro na Junta Comercial
  • Alvará de Localização e Funcionamento
  • Inscrição Estadual
  • Licenças e Inscrições nos devidos órgãos

Um Jeito Infalível para um Comércio de Sucesso

Tenho certeza que você já se convenceu que a formalização é imprescindível para a abertura e consistência da sua empresa. No entanto, aposto que notou o quão trabalhoso é a realização de todo o processo, correto?

O momento inicial da criação do seu comércio será o período em que você precisará focar bastante na sua atividade-fim. Caso contrário, periga passar por diversos problemas para obter a longevidade desejada e o pior: gastará o seu ativo mais precioso, o seu tempo.

Simplificar processos, gerar valor para seu cliente e, consequentemente, ganhar valor de volta é algo que demanda otimização para economia de tempo. Para isso, você precisará utilizar o poder capaz de transformar os seus sonhos em realidade: o poder da escolha.

Ser efetivo ao escolher aquilo que lhe faz bem é uma qualidade para poucos. Fugir da mediocridade é para os fortes. Por isso, se você quer deixar a sua marca no mundo, faça diferente.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.