Como pagar menos impostos na sua empresa?

Na vida, diz-se que duas coisas são certas — a morte e os impostos. Mas nos negócios há apenas uma certeza: impostos. As obrigações fiscais andam de mãos dadas com a administração de uma empresa. Do governo federal até a prefeitura, você precisa estar ciente dos impostos que sua empresa precisa pagar, quanto e quando deve pagar. 

Cometer um erro pode ser terrível para suas finanças. Ao mesmo tempo, se você planejar com antecedência, realizar as deduções disponíveis certas e preparar suas declarações fiscais corretamente, poderá economizar na quantia de impostos que sua empresa deve pagar. Por isso, saber minimizar o valor dos impostos que você paga significa que você poderá manter mais do dinheiro que ganha. Não gerenciar adequadamente seus impostos significa que sua empresa pode acabar com problemas.

O artigo a seguir apresenta algumas formas de pagar menos impostos na sua empresa, sempre dentro da legalidade. Então, confira agora mesmo e saiba como fazê-lo!

Tenha um planejamento tributário

O primeiro passo para quem deseja pagar menos impostos é ter um bom planejamento tributário da empresa. Com ele, é possível determinar qual a expectativa de receita bruta ou faturamento do empreendimento, suas despesas operacionais e com o pessoal, qual será sua margem de lucro. 

É possível ainda elaborar um histórico da empresa, com o objetivo de saber se houve algum recolhimento indevido de imposto). Com tais informações é possível garantir mais segurança para seu negócio e também uma economia. 

Feito o planejamento tributário, o próximo passo é verificar qual regime tributário sua empresa está enquadrada. Nele, você saberá qual a base de tributos para sua empresa operar. Você pode optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Escolher corretamente o regime tributário é vital, já que cada um possui suas vantagens e desvantagens. Ao fazer uma escolha errada, sua empresa pode pagar além do que deveria. É interessante fazer uma simulação de quanto pagaria de imposto em cada modalidade, e ainda levar em conta a área de atuação e o faturamento do negócio.

Equilibre seu pró-labore

Um pró-labore alto pode não ser a melhor opção para a empresa. Sobre ele há incidência de imposto de renda e contribuição previdenciária, tributos que não incidem sobre os dividendos. Desta forma, ele pode exigir o pagamento de mais impostos, se comparado ao modelo de divisão de lucros. 

Mas para isso, é necessário que sua empresa tenha lucros. Agora, se a empresa está mal, talvez seja mais viável ficar com o pró-labore, caso contrário não haverá receita suficiente para recolher dividendos compatíveis com o que você espera.

Pague seus impostos em dia

Evitar pagar multas por atraso é vital para quem quer saber como pagar menos impostos na empresa. Para isso, recolha os impostos em dia. Isso porque, multas e juros podem aumentar de forma considerável o valor final a ser pago, dinheiro que sairá do seu caixa e poderá fazer falta.

Desta maneira, mantenha um controle rígido das finanças e pague sempre as guias dentro do prazo. Um dia que seja de atraso já é o suficiente para que você desperdice dinheiro. Se não tiver condições de pagar em dia, parcele as dívidas em atraso, mas jamais deixe de pagá-las.

Jamais sonegue impostos

Sonegar impostos não vale a pena. Esse é um risco enorme e com os constantes avanços tecnológicos pelos órgãos de controle, vem se tornando praticamente impossível passar despercebido diante do visto. Além disso, quando os sonegadores são pegos se veem diante de multas e juros que, somadas, acabam muitas vezes por inviabilizar um negócio.

O artigo 1º da Lei 4.729/65 trata das condutas que resultam em crime de sonegação fiscal. Por isso, se enfrenta alguma dificuldade para pagar os impostos, encontre outras formas legais de reduzir a quantidade de impostos a serem pagos ou então os parcele.

Escolha um bom contador

Uma forma de saber como pagar menos impostos na sua empresa é contar com a ajuda de um profissional. Ter um bom contador ao seu lado pode ser fator determinante para que você consiga reduzir seus encargos tributários de forma legal.

Um profissional capacitado saberá lhe auxiliar no seu planejamento tributário, além de indicar qual o melhor regime que sua empresa deve optar. Além disso, ele fará um controle rígido de cada imposto pago, verificando se não há pagamento à maior e garantirá que tudo seja feito sempre dentro do prazo. Ou seja, ter o auxílio de um bom contador é essencial para todos os pontos enumerados anteriormente.

Aqui na Miragers temos uma equipe especialista na área contábil, que saberá analisar sua empresa e apontar pontos que podem ser melhorados para reduzir sua carga tributária. Além disso, por meio da contabilidade consultiva, você passará a ter uma visão mais abrangente do seu negócio e saberá o momento certo de dar cada passo rumo ao sucesso do seu negócio.

Agora que você acompanhou nosso artigo sobre como pagar menos impostos na sua empresa, que tal migrar sua contabilidade para a Miragers? Isso é mais fácil do que você imagina e os benefícios serão enormes!

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

 
 
×