Como abrir um Pet Shop no Rio de Janeiro

Um dos ramos que está crescendo hoje em dia é o mercado de Pet Shop. Mesmo em meio à crise, muitas pessoas ainda procuram os serviços deste tipo de mercado para prestar os cuidados com os seus animais de estimação, principalmente em se tratando de cães e gatos.

Para se ter uma noção, o mercado de pet shop cresce mais que 20% por ano. Tudo isso porque a população felina e canina do Brasil é a segunda maior do mundo, ou seja, o número de cães e gatos é enorme e tende a crescer a cada dia mais. Só se tratando de gatos e cachorros, o número chega a 15 milhões de gatos e 30 milhões de cachorros. Isso indica que a proporção de habitantes de animais cresce na mesma proporção que o número de habitantes humanos.

Tendo esses conhecimentos, não restam dúvidas de que investir no mercado de Pet Shop é uma ótima opção para quem está procurando por algo realmente lucrativo. Por mais que já existam centenas de Pets Shops em todo o país, as chances de se conseguir sobreviver desse tipo de estabelecimento são bem maiores e aumentam na mesma proporção em que se aumenta o número de habitantes caninos e felinos.

Pense quais serão os tipos de serviço seu Pet Shop oferecerá

Um Pet Shop costuma ser um estabelecimento que oferece, além de serviços de banho e tosa, venda de medicamentos e produtos de uso de animais e veterinário em geral. No entanto, é importante prestar atenção na legislação. Por exemplo, se você pretende abrir um Pet Shop na cidade de São Paulo, deve saber que nessa região não é permitida a venda de medicamentos. Portanto, preste atenção a todas as leis que dizem respeito a esse tipo de estabelecimento para evitar problemas futuros com a Justiça.

Além disso, é importante pensar em quais serviços pretende oferecer para começar a planejar também o espaço que precisará para criar o seu Pet Shop. Se você pretende vender produtos, já deverá pensar que o espaço precisa ser um pouco maior do que se for oferecer apenas banho e tosa, por exemplo.

Além desses serviços mais comuns, alguns Pets Shops disponibilizam cães e gatos para venda ou para adoção. Se essa for uma de suas intenções, deverá pensar que o espaço físico deverá ser ainda maior.

Escolha do local do seu Pet Shop

Outro ponto importante na hora de abrir um Pet Shop é escolher o melhor lugar. É preciso que o seu estabelecimento esteja localizado em um ponto estratégico, que seja de fácil localização, permita uma boa visibilidade e que esteja em meio a um alto fluxo de pessoas. É importante prestar atenção também na vizinhança e verificar se os seus vizinhos podem ser seus futuros clientes.

Também, atente-se aos seus concorrentes, fazer uma pesquisa de mercado é imprescindível para decidir diversos fatores dentro da sua empresa.

Além da localização, você deve prestar atenção nas capacidades do local escolhido. Verifique se o espaço comportará todas as instalações que você precisa fazer. Não há nada mais desconfortável do que trabalhar em um ambiente pequeno e apertado.

Ainda sobre o lugar, é essencial também pesquisar os preços de aluguel. Veja se o valor dessa taxa é adequado para o seu bolso.

Registro e formalização do seu Pet Shop

Depois de planejar todos os detalhes e escolher o local no qual será instalado o seu Pet Shop, você deverá registrar o seu estabelecimento. Diante disso, procure os órgãos de fiscalização e providencie todos os papéis e documentos necessários. É importante deixar tudo certo e regularizado desde o começo para evitar que o seu estabelecimento seja interditado e fechado depois de um tempo de funcionamento.

Alguns documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • Três cópias do Contrato social;
  • Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial, uma via);
  • Cópia do RG e CPF do empreendedor e dos sócios;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional), com os dois modelos;
  • Pagamento das taxas e do Guia de Recolhimento (JC) e do DARF (CNE).

Também é necessário decidir qual será o regime tributário do seu Pet Shop, se será Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro presumido.

Precisando de uma assessoria contábil? Entre em contato agora mesmo com a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos um Escritório de Contabilidade no Rio de Janeiro, especialistas em diversos segmentos.

Siga nossas redes sociais:

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.