Como abrir uma lavanderia

Em meio a uma rotina cada vez mais atarefada na vida de muitas pessoas, que possuem diversos compromissos, sejam eles com trabalho, estudos, dentre outros, além da necessidade de cuidar de filhos e prestar atenção a relações pessoais de uma forma geral, algumas atividades domésticas como lavar roupas, por exemplo, podem exigir muito tempo das pessoas, fazendo com que elas busquem o auxílio de empresas especializadas neste tipo de serviço, as lavanderias.

Outro fator levado em conta na hora de optar pelo serviço das lavanderias, é a vantagem de poder reduzir os custos domésticos com energia elétrica, além da economia de água e com produtos de limpeza. Portanto se você está interessado em abrir o seu próprio negócio, montar uma lavanderia é uma ideia interessante, já que existe uma boa demanda para esse tipo de serviço.

As lavanderias possuem diferentes perfis e também podem não atender ao mesmo público, já que existem as lavanderias industriais, que atendem a restaurantes, hóteis, hospitais, motéis, flats, condomínios residenciais e uniformes industriais.

As lavanderias domiciliares por sua vez atendem as pessoas que não querem lavar as suas roupas em casa, portanto possuem um público muito mais abrangente.

Além da praticidade de não ter que lavar roupas em casa e da economia de custos com produtos de limpeza, água e energia elétrica, seja para residências ou empresas, os serviços das lavanderias ainda oferecem outras vantagens para os clientes.

Por se tratar de um serviço altamente especializado, certamente a qualidade e os cuidados necessários com a lavagem são melhores se comparado a máquinas domésticas.

Neste artigo você vai encontrar informações importantes a respeito deste segmento de mercado e dicas importantes de como montar uma lavanderia, desde o processo de escolha do ponto comercial, estrutura do espaço físico, escolha dos profissionais, dentre outros importantes fatores que podem fazer toda a diferença.

Estudo de viabilidade

Realizar o estudo de viabilidade do seu negócio, vai lhe proporcionar um maior conhecimento do mercado em que atuará, no caso o das lavanderias.

Assim você poderá identificar com mais clareza o verdadeiro perfil dos clientes, suas necessidades e o quanto em média eles pagam pelo serviço de outras lavanderias. O estudo de viabilidade também vai lhe proporcionar uma ideia a respeito do tamanho do espaço físico e escolha do melhor ponto comercial para implementar o negócio.

São fatores que vão possibilitar um maior direcionamento no que diz respeito ao investimento necessário para a abertura e operação de sua lavanderia, em relação aos gastos com matéria prima, equipamentos e estrutura física.

O estudo de viabilidade também vai indicar a capacidade produtiva e projeção de retorno a partir de indicadores financeiros como ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Contar com o apoio de um serviço especializado de consultoria empresarial, é uma boa dica para realizar este estudo com eficiência.

Mercado de lavanderias no Brasil

Antes de ingressar definitivamente no ramo e começar a implementação de sua lavanderia, é preciso conhecer a fundo o mercado no qual irá atuar. Como falamos inicialmente neste artigo, o público das lavanderias é um público que está em busca de economia.

Afinal, os custos com luz e produtos de limpeza para se lavar roupas é bastante elevado, e sendo assim, as lavanderias podem representar uma boa economia neste sentido.

Segundo dados da pesquisa da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL), atualmente existem um número aproximado de 9.500 lavanderias espalhadas por todo o Brasil, sendo entre essas aproximadamente 2 mil lavanderias industriais. É um número baixo se for levar em conta a população brasileira e a demanda existente para esse tipo de negócio.

Localização

Na definição do ponto comercial para abrir a sua lavanderia, é preciso levar em conta se o seu serviço atenderá indústrias ou domicílios, como falamos anteriormente. Em caso de ser uma lavanderia domiciliar, por exemplo, é recomendável que esteja situada em uma região que possua uma grande concentração de pessoas, prédios residenciais e/ou escritórios de trabalho.

Já se você está pensando em montar uma lavanderia industrial, o que deve ser levado em conta para escolher a localização não é propriamente a proximidade com o seu público consumidor.

Neste caso, você precisa pensar em um local de fácil acesso e que proporcione aos profissionais das empresas que serão suas clientes uma boa logística para que possam ter bastante agilidade no processo de entrega de roupas para lavagem.

O que também é essencial para se ter sucesso com uma lavanderia industrial, é conseguir grandes empresas como clientes, pois essas serão uma demanda garantida, devido ao alto volume de necessidade pelos seus serviços.

Portanto, evite locais que sejam muito afastados do centro da cidade, que é um local onde sempre há uma boa concentração de empresas, mas ao mesmo tempo escolha um local que não apresente um trânsito muito conturbado.

Investimento necessário inicialmente

O investimento para montar a sua lavanderia poderá variar de acordo com alguns fatores. Qual será o porte de sua lavanderia? Será uma lavanderia doméstica ou industrial? Qual será a equipe necessária? Onde será localizado o ponto comercial? No caso de uma lavanderia doméstica de pequeno ou médio porte, o custo estimado é de cerca de R$ 90 mil.

Valor este que inclui a contratação de funcionários, compra de equipamentos, montagem do espaço físico, além da documentação e taxas de abertura do negócio. É importante adicionar ainda um valor entre R$ 4 e 5 mil de capital de giro, que é o suficiente para arcar com despesas variáveis que podem surgir.

Já em caso de se montar uma lavanderia industrial, o investimento pode variar entre R$ 180 e 300 mil, já que os custos com equipamentos serão ainda mais elevados e a estrutura física, certamente será maior.

Apesar do alto custo de implementação e operação, uma lavanderia industrial pode ser altamente lucrativa, já que um maquinário industrial pode lavar uma grande quantidade de itens e também pela possibilidade de este estabelecimento atender a grandes empresas. O faturamento anual pode chegar em até R$ 55.000.00.

O valor de capital de giro deve ser avaliado em no mínimo 5% sobre o valor de investimento inicial. Sendo assim, este valor para uma lavanderia industrial está estimado entre R$ 8 e R$ 10 mil.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.