Como migrar de MEI para ME?

Ei você, microempreendedor individual, pense rápido: Qual seu maior sonho como empresário? Crescer? Faturar mais? Ter mais empregados? Um sócio? Atender mais clientes ou abrir uma filial? Ah, desculpe, se você está lendo esse conteúdo é bem provável que já esteja nesse estágio do seu negócio. Se não está, com certeza está caminhando para isso, correto? E aí vem a grande a pergunta: Como migrar de MEI para ME?

Bom, antes de saber como fazer essa transição você precisa saber porque sua empresa não se enquadra mais no MEI.

Quais as regras de desenquadramento do MEI?

Se a sua empresa está crescendo talvez tenha chegado a hora de mudar de categoria, afinal para ser um MEI existem certas restrições na legislação. Você pode estar se perguntando: como eu sei que chegou a hora de migrar? Vamos elencar algumas razões:

1 – Excesso de receita: para ser um MEI o seu faturamento anual não pode exceder R$81 mil. Isso quer dizer que, se você está faturando mais está na hora de virar microempresa.

2 – Aumento no quadro de empregados: como microempreendedor individual você pode ter apenas 1 empregado. Ou seja, se o negócio cresceu e você precisa de mais ajuda, hora de mudar de categoria.

3 – Abertura de filial: a lei do MEI determina a existência de apenas um endereço para a empresa. Logo, se o seu negócio necessita estar em mais de um local, você precisar ter uma microempresa.

4 – Sociedade: teve uma proposta irrecusável para ter um sócio ou ter uma sociedade em outra empresa?

5 – Exercer uma atividade que não esteja cadastrada no MEI: sim, a lista de atividades do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), mas se por algum motivo você precisar exercer alguma atividade que não se encontra nessa lista, mais uma razão para mudar de categoria.

Como migrar de MEI para ME

Vale lembrar que o desenquadramento pode ser feito por opção, ou pode ser automático. Ou seja, se você quebrar algumas das regrinhas listadas acima pode ser comunicado que foi desenquadrado da categoria de microempreendedor individual.

E por falar em Simples Nacional, como ficam as questões tributárias da microempresa?

O que muda nas questões tributárias de uma ME?

Muita gente pensa que ao migrar de MEI para ME a empresa não se enquadra mais no Simples Nacional. É totalmente possível ter uma microempresa e escolher se manter no mesmo regime tributário. É claro que, se desejar, você pode optar pelo Lucro Presumido ou Lucro Real.

Vamos explicar. Ser um microempresário é abrir um novo leque de benefícios para o crescimento e expansão do seu negócio. Além disso, uma microempresa exige novos desafios e um pouquinho mais de atenção. Por isso, é bem provável que você precise de uma contabilidade para te ajudar a descobrir qual melhor modelo de tributação para você, entre outros.

Simples Nacional

O Simples Nacional é simplificado e tende a ser a melhor opção devido ao recolhimento simplificado dos impostos, inclusive os federais;

Lucro Real

O Lucro Real calcula os impostos a partir do lucro efetivamente obtido no ano de exercício;

Lucro Presumido

Já o Lucro Presumido realiza a contabilização dos tributos a partir de uma tabela pré determinada.

Sim, aqui as coisas começam a ficar mais complicadas e uma ajuda na gestão contábil se faz essencial. Agora você deve estar se perguntando: mas se eu vou precisar de uma assistência contábil e nitidamente a boa e velha burocracia parece estar dando as caras, porque vale a pena mudar de categoria e virar uma microempresa?

Além de tirar todas as suas dúvidas e te guiar pelo melhor caminho para obter sucesso no seu negócio uma assessoria contábil cuida de todos os pormenores burocráticos para você. Nada como economizar tempo e sentir segurança ao dar um passo tão importante para seu negócio.

Pronto para dar levar o seu negócio ao próximo patamar? A migração de MEI para ME é mais simples do que parece e pode trazer inúmeros benefícios.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.