Como abrir um mercado

Como abrir um mercado: dicas e passos para ter sucesso

Você já pensou em abrir um mercado e ter o seu próprio negócio? Essa é uma ideia que pode ser muito lucrativa, pois os mercados são estabelecimentos que vendem produtos essenciais para o dia a dia das pessoas, como alimentos, bebidas, higiene e limpeza.

Mas para abrir um mercado, você precisa seguir alguns passos e dicas que vão garantir o sucesso do seu empreendimento. Neste artigo, vamos te mostrar como abrir um mercado do zero, desde o planejamento até a divulgação. Confira!

  1. Faça um plano de negócios

O primeiro passo para abrir um mercado é fazer um plano de negócios, que é um documento que descreve os objetivos, a estrutura, o mercado, os produtos, os fornecedores, os concorrentes, os custos, as receitas, os riscos e as estratégias do seu negócio.

O plano de negócios é importante para te ajudar a organizar as ideias, analisar a viabilidade, obter recursos financeiros, definir metas e acompanhar os resultados.

Para fazer um plano de negócios, você pode usar ferramentas como o SEBRAE Canvas, que é uma versão simplificada e visual do plano de negócios, ou o Plano de Negócios SEBRAE, que é um software gratuito que te orienta na elaboração do plano de negócios.

 

  1. Escolha o local e o tamanho do seu mercado

O local e o tamanho do seu mercado são fatores que influenciam diretamente no sucesso do seu negócio. Você deve escolher um local que tenha um bom fluxo de pessoas, que seja de fácil acesso, que tenha estacionamento, que seja seguro e que tenha uma boa visibilidade.

O tamanho do seu mercado vai depender do seu público-alvo, do seu mix de produtos, do seu investimento e da sua capacidade de gestão. Você pode optar por abrir um mercadinho de bairro, que é um estabelecimento menor, com cerca de 40 m², que vende produtos básicos e tem um atendimento mais personalizado, ou um minimercado, que é um estabelecimento maior, com cerca de 100 m², que vende uma variedade maior de produtos e tem uma estrutura mais completa.

 

  1. Compre os equipamentos e os móveis necessários

Para abrir um mercado, você vai precisar comprar alguns equipamentos e móveis que são essenciais para o funcionamento e a exposição dos produtos, como:

  • Gôndolas, prateleiras e expositores;
  • Freezers, geladeiras e refrigeradores;
  • Balanças, caixas registradoras e leitores de código de barras;
  • Carrinhos, cestas e sacolas;
  • Computadores, impressoras e sistemas de gestão;
  • Ar-condicionado, ventiladores e iluminação;
  • Câmeras, alarmes e sistemas de segurança.

Você pode comprar esses itens novos ou usados, mas sempre verifique a qualidade, a garantia e a procedência dos mesmos. Você também pode alugar alguns equipamentos, como os freezers e as geladeiras, para reduzir os custos iniciais.

 

  1. Defina o seu mix de produtos e os seus fornecedores

O mix de produtos é o conjunto de itens que você vai vender no seu mercado. Você deve definir o seu mix de produtos de acordo com o seu público-alvo, o seu posicionamento, o seu diferencial e a sua capacidade de estoque.

Você pode vender produtos de diferentes categorias, como:

  • Alimentos perecíveis (frutas, verduras, legumes, carnes, ovos, laticínios, etc.);
  • Alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, farinha, açúcar, sal, etc.);
  • Alimentos industrializados (biscoitos, bolachas, salgadinhos, enlatados, etc.);
  • Bebidas (água, refrigerantes, sucos, cervejas, vinhos, etc.);
  • Higiene pessoal (sabonetes, shampoos, condicionadores, desodorantes, etc.);
  • Limpeza doméstica (detergentes, sabões, desinfetantes, etc.);
  • Produtos de bazar (papelaria, utilidades, brinquedos, etc.).

Para comprar esses produtos, você vai precisar de fornecedores confiáveis, que ofereçam qualidade, preço, prazo, variedade e condições de pagamento. Você pode pesquisar os fornecedores na internet, em feiras, em associações ou em indicações de outros comerciantes.

 

  1. Contrate e treine os seus funcionários

Para abrir um mercado, você vai precisar contratar e treinar os seus funcionários, que são as pessoas que vão te ajudar na operação e no atendimento do seu negócio. Você deve contratar os funcionários de acordo com a demanda e o tamanho do seu mercado, mas alguns cargos que são comuns são:

  • Gerente: é o responsável por administrar o mercado, supervisionar os funcionários, controlar o estoque, negociar com os fornecedores, cuidar das finanças e resolver os problemas;
  • Caixa: é o responsável por receber os pagamentos dos clientes, emitir as notas fiscais, operar a caixa registradora e o leitor de código de barras, e prestar um bom atendimento;
  • Repositor: é o responsável por abastecer as gôndolas, os expositores, os freezers e as geladeiras, verificar a validade e a qualidade dos produtos, organizar o estoque e manter a limpeza do local;
  • Açougueiro: é o responsável por cortar, pesar, embalar e etiquetar as carnes, atender os pedidos dos clientes, seguir as normas de higiene e segurança alimentar, e manter a limpeza do local;
  • Fatiador: é o responsável por fatiar, pesar, embalar e etiquetar os frios, como queijos, presuntos, salames, etc., atender os pedidos dos clientes, seguir as normas de higiene e segurança alimentar, e manter a limpeza do local.

Você deve treinar os seus funcionários para que eles saibam como executar as suas funções, como usar os equipamentos, como seguir as regras, como lidar com os clientes, como oferecer os produtos, como resolver as dúvidas e as reclamações, e como trabalhar em equipe.

 

  1. Legalize o seu mercado

Para abrir um mercado, você precisa legalizar o seu negócio, ou seja, obter os registros, as licenças e as autorizações necessárias para funcionar de acordo com a lei. Você deve seguir os seguintes passos:

  • Registrar o seu CNPJ junto à Receita Federal;
  • Registrar a sua empresa na Junta Comercial do seu estado;
  • Obter o alvará de funcionamento na prefeitura do seu município;
  • Obter a licença sanitária na vigilância sanitária do seu município;
  • Obter o certificado de conformidade do corpo de bombeiros do seu estado;
  • Obter a inscrição estadual na secretaria da fazenda do seu estado;
  • Obter o código de acesso ao sistema de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) no site da Receita Federal.

Você pode contar com a ajuda de um contador para te auxiliar nesse processo.

 

  1. Divulgue o seu mercado

Para abrir um mercado, você precisa divulgar o seu negócio, ou seja, fazer com que as pessoas conheçam o seu mercado, os seus produtos, os seus diferenciais e os seus benefícios. Você deve usar diferentes canais e estratégias de divulgação, como:

  • Fazer uma fachada atrativa, com o nome, o logo, as cores e os contatos do seu mercado;
  • Distribuir panfletos, cartões e imãs de geladeira na região do seu mercado, com promoções, ofertas e vantagens para os clientes;
  • Criar um site, um blog e perfis nas redes sociais do seu mercado, com conteúdos relevantes, informativos e interativos sobre os seus produtos, serviços e novidades;
  • Fazer parcerias com outros estabelecimentos locais, como padarias, farmácias, escolas, etc., para divulgar o seu mercado e oferecer benefícios mútuos;
  • Participar de eventos, feiras e ações sociais na comunidade do seu mercado, para fortalecer a sua imagem e a sua reputação;
  • Fazer sorteios, brindes e programas de fidelidade para os seus clientes, para estimular a recompra e a indicação;
  • Investir em anúncios pagos na internet, no rádio, na TV ou em outdoors, para alcançar um público maior e mais segmentado.

Abrir um mercado é um sonho de muitos empreendedores, mas também é um desafio que exige planejamento, dedicação e criatividade. Seguindo os passos e as dicas que apresentamos neste artigo, você pode aumentar as suas chances de ter sucesso nesse ramo. Lembre-se de oferecer produtos de qualidade, preços competitivos, atendimento diferenciado e divulgação eficiente. Assim, você vai conquistar e fidelizar os seus clientes, se destacar da concorrência e garantir a rentabilidade do seu negócio. Boa sorte!

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