Abertura de Empresa Contabilidade para Advogado Contabilidade Rio de Janeiro Contador

Como abrir uma empresa de advocacia no Rio de Janeiro

Muitos advogados recém-formados ficam em dúvida sobre como seguir a profissão. Uma possibilidade é ter seu próprio escritório, mas aí se perguntam: como abrir uma empresa de sociedade individual de advocacia no Rio de Janeiro.

Algo que queremos deixar claro desde já é que abrir um escritório de advocacia no Rio continua sendo uma excelente oportunidade. A vantagem agora é que para abrir o profissional não precisa mais de um sócio: ele pode ser uma sociedade individual.

O que é a sociedade individual de advocacia?

A sociedade individual de advocacia é algo relativamente novo no Brasil. Ela passou a vigorar a partir da Lei 13.247/2016. Por meio dela, os advogados passaram a ser autorizados a abrirem seus próprios escritórios sem a necessidade de sócios.

Além disso, outra vantagem do modelo de sociedade individual está no regime tributário que pode ser optado. Nesse modelo, o profissional poderá se enquadrar no sistema tributário do Simples Nacional. Com ele, conseguirá grandes benefícios em relação à atuação como profissional autônomo.

Como abrir um escritório de advocacia?

Agora que você já sabe que não precisa mais de sócios, é hora de abrir seu escritório. A recomendação é que o primeiro passo seja a elaboração de um plano de negócios. Essa etapa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e servirá como um farol, apontando para qual direção o empreendedor deverá seguir.

E isso vale também para os advogados. Nesse plano, será feito um levantamento de mercado, oportunidades, público, entre outros. Isso permitirá ao profissional compreender melhor qual área do Direito poderá seguir e como está a concorrência com colegas advogados.

Feito o plano de negócios, é hora de abrir o escritório. Para isso, o primeiro passo é fazer o pedido de Consulta Prévia Local junto à Prefeitura do Rio de Janeiro. Nesse momento deverá informar ao Setor de Fiscalização e Alvará que pretende abrir um escritório em determinado imóvel.

Quanto custa abrir um escritório de advocacia no Rio de Janeiro?

Como você acompanhou acima, abrir um escritório de advocacia no Rio hoje custa R$ 1.344,00, considerando as taxas da JUCERJA e da emissão do Alvará de Funcionamento.

Ou seja, considerando os dois valores, podemos dizer que abrir uma empresa de sociedade individual de advocacia no Rio de Janeiro custa R$ 1.244,00. Isso considerando apenas as taxas de alvará, da Junta Comercial. Outros custos poderão estar envolvidos caso sejam necessárias adequações.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial