Funcionário público pode ser MEI

Uma dúvida bastante comum atualmente é se funcionário público pode ser MEI. Na prática, ter o registro facilita na hora de empreender e de prestar serviços.

Sobre esse tema, neste artigo você irá ver:

• o que é ser MEI?;

•por que se tornar MEI?

• funcionário público pode ser MEI?;

• como se tornar MEI?

O que é ser MEI?

MEI é a sigla para Micro Empreendedor Individual. Esse registro é uma solução para quem atua na informalidade ou para quem ainda não começou a empreender de fato, mas deseja iniciar a trajetória.

O MEI está enquadrado no Simples Nacional. Dessa forma, os empreendedores da categoria estão isentos dos tributos federais — Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.

Para ser um microempreendedor individual é preciso:

• não ter participação em outra empresa;
• contar com apenas um funcionário — não é obrigatório, mas caso opte por ter o apoio de um colaborador, ele deve receber o salário mínimo ou o piso da categoria dele;
• faturar até R$ 81.000,00 ao ano.

Por que se tornar MEI?

Ao tornar MEI, o profissional possui algumas vantagens, como os baixos custos. Para abrir um CNPJ, por exemplo, não é necessário fazer qualquer pagamento. Além disso, os microeempreendedores:

•têm direitos previdenciários, incluindo auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, etc;

•fazem a declaração de renda de maneira simplificada;

•possuem maior facilidade para obter crédito por terem um CNPJ.

Funcionário público pode ter MEI?

Embora haja diversas vantagens em fazer a formalização do negócio, uma pessoa com cargo público não pode ter MEI.

O servidor não pode exercer a função de empresário enquanto exerce sua função em órgãos públicos. Ou seja, o funcionário público pode ter MEI apenas depois que se aposentar, seja por idade ou afastamento por invalidez.

Uma observação é válida para esse grupo. Caso o funcionário se torne um microempreendedor, não poderá receber salário enquanto estiver cadastrado no MEI. Por isso que quem já tem outra empresa também não pode se cadastrar neste programa.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.