Como abrir uma empresa de engenharia no Rio de Janeiro

Assim como outras profissões que são regidas pelos Conselhos Profissionais, a Engenharia permite que aqueles que são egressos da faculdade registrem-se no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do respectivo Estado e passem a exercer as atividades. Os engenheiros que atuam desta forma são profissionais autônomos, mas as limitações desta forma de prestação de serviços acabam atraindo grande parte desse público para a abertura de empresas.

Ter uma empresa de Engenharia é similar a qualquer outro tipo de negócio: você precisa passar tanto pela regulamentação do negócio, que nesse caso envolve ainda etapas específicas para prestação de serviços de Engenharia, quanto pelas questões de gestão – porque afinal é uma empresa, e mesmo que de um único profissional tem finalidade de ser lucrativa. Afinal, porque não otimizar sua prestação de serviços para que você colha os melhores resultados?

Sempre é importante, quando você está nesse passo de formalizar um negócio, levar em consideração o que aconselham especialistas na abertura de empresas, uma vez que escolher corretamente o tipo de empresa a ser aberto e o regime de tributação são fundamentais para que o negócio seja mais eficiente e lucrativo.

Etapas para abertura de uma empresa de Engenharia

Passo 1 – Para que se possa atuar como engenheiro, é preciso se registrar no Conselho como profissional da área – é esse primeiro registro que permite que na atuação seja solicitada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), um instrumento importante para o dia a dia.

Passo 2 – Consulte especialistas para identificar qual o melhor tipo de empresa para o seu mercado de trabalho, bem como qual o porte correto para o faturamento pretendido.

Passo 3 – Registre na Junta Comercial do Estado e na Receita Federal a documentação para abertura do CNPJ.

Passo 4 – Com a empresa aberta, é hora de registrá-la no CREA como uma empresa de prestação e/ou execução de serviços de Engenharia.

Sabia que podemos lhe ajudar? Entre em contato agora mesmo e saiba como a Miragers Serviços ContábeisClique aqui e envie uma mensagem via whatsapp.

Somos uma Empresa Contábil no Rio de Janeiro com escritório de contabilidade na Taquara e também no Centro, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @miragersoficial

Acesse nosso Instagram: @miragersoficial

pt_BRPortuguese

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Miragers Serviços Contábeis e Empresariais a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.